sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Súmula do chamado "mundo das drogas"


A história das drogas é a história da humanidade. Fizeram parte essencial da sua cultura, dos seus rituais religiosos, das suas relações humanas... evoluindo ao mesmo tempo que os homens e as mulheres que as consomem.
A amplitude do termo "droga" reflecte esta longa evolução, fazendo referência a um elevado número de substâncias com distintos efeitos sobre a percepção, o pensamento, o estado de ânimo ou as emoções, com diferente capacidade para produzir dependência e com significados diferentes para aqueles que as consomem.
Ainda há quem utilize terminologia não cientifica para classificar as substâncias a que chama drogas:
  • Quentes e frias;
  • Químicas e ecológicas;
  • Leves ou pesadas; Etc.

Mas a classificação que mais se aproxima de conceitos científicos será a de Delay e Denicker:

  • Estimulantes;
  • Perturbadoras;
  • Sedativas.


Discute-se o verdadeiro alcance dos efeitos do álcool ou formula-se a questão de saber os efeitos do consumo de Cannabis.
Os Derivados da Cannabis motivam um maior debate social.
As Substâncias de Síntese protagonizam inumeráveis conversas mas nem sempre se dispõe de informação exacta acerca dos seus efeitos.
Os Esteróides Anabolizantes, suscitam cada vez mais preocupações pela sua utilização que se estende aos ginásios ou a jovens que querem melhorar a sua imagem corporal.
Há que referir ainda os Medicamentos Psicoativos – os Psicofármacos, ou seja, substâncias receitadas por médicos que muitas vezes são utilizadas indevidamente para fins que não os terapêuticos.
O tabaco; o álcool e as xantinas (chá, café e cacau) constituem um grupo de substâncias, que pelo seu carácter legal, fazem parte das nossas vidas. O seu consumo quotidiano pode levar-nos a pensar que carecem de riscos, mas basta uma breve olhadela para os efeitos a curto e longo prazo do tabaco ou do álcool para nos darmos conta da importância dos diversos problemas que produzem.

Fonte: http://www.idt.pt/PT/Substancias/Paginas/Introdução.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário